A história do nascimento de Jesus na Bíblia
Há dezenas e dezenas de profecias sobre o nascimento de Jesus,
incluindo a Sua primeira, sendo nascido de uma virgem como
Isaías escreveu "Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado,
e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso
Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Isaías 9: 6). Até mesmo Jeremias escreveu que "Em
seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome
pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça." (Jeremias 23:
6).
Nesse artigo separamos algumas passagens bíblicas sobre o nascimento de Jesus e um pouco de sua infância, dividimos em tópicos: Anúncio, Nascimento, Jesus como um bebê e Jesus como um Menino.
Anúncio de Jesus
A vinda de Jesus foi anunciada para Maria pelo anjo Gabriel: "Passados seis meses, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma localidade da Galileia, a uma virgem que se chamava Maria, que estava prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei David." (Lucas 1: 26-27). "Não tenhas medo, Maria, porque Deus vai conceder-te uma bênção maravilhosa! Muito em breve ficarás grávida e terás um menino, a quem chamarás Jesus." (Lucas 1: 30-31).
"E para José o anuncio foi feito por um anjo atraves de um sonho: "Estando ele a pensar no caso, teve um sonho em que viu um anjo de pé, ao seu lado, que lhe dizia: José, filho de David, não tenhas medo de aceitar Maria como tua mulher! A criança que ela traz no ventre foi gerada pelo Espírito Santo. Ela terá um filho a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mateus 1: 20-21).
Nascimento de Jesus
No dia do nascimento de Jesus, havia saido um decreto do imperador romano "E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse" (Lucas 2: 1). "E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade." (Lucas 2: 3).
"Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." (Lucas 2: 6-7).
Jesus como um bebê
"E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Completando-se o tempo da purificação deles, de
acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para
apresentá-lo ao Senhor" (Lucas 2: 21-22).
"Havia em Jerusalém um homem
chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de
Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo
Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor."
(Lucas 2: 25-26).
"O pai e a mãe do menino estavam admirados
com o que fora dito a respeito dele." (Lucas 2:33).
Jesus como um menino
Depois de terem feito tudo o que era exigido pela Lei do Senhor, Jesus e sua família voltaram para a sua própria cidade, Nazaré, na Galileia. "O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele." (Lucas 2: 39-40).
Quando Jesus tinha doze anos, como era de costume, "todos os anos seus pais iam a Jerusalém à festa da páscoa" (Lucas 2: 41), mas depois da festa, quando seus pais retornaram de Jerusalém perceberam que o menino Jesus não havia retornado para casa, preocupados eles voltaram a Jerusalém para procurá-lo...
"Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, caminharam o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre seus parentes e conhecidos. Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas." (Lucas 2: 43-46).
Maria perguntou: "Filho, por que você nos tratou assim? Eis que teu pai e eu estivemos te procurando em grande angústia." (Lucas 2: 48)
"E ele lhes disse: Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?" (Lucas 2: 49)
"Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então foi com eles para Nazaré e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração." (Lucas 2: 50-51).
Conclusão
Como conclusão do nascimento de Jesus e de sua infância temos esse versículo: "Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens." (Lucas 2:52). Jesus sempre fez o que agradou ao Pai, que enviou Seu filho para tirar os pecados de todos os que se arrependessem e acreditassem Nele. Essa é a razão pela qual Ele veio à Terra.
Adaptado do artigo de Jack Wellman