Salmo 91 Estudo e Comentário
Aqui está um comentário e estudo bíblico sobre o Salmo 91 espero que lhe ajude a entender esse salmo magnifico.
Salmo 91: 1-2
"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio."
Salmo 91: 3-4
"Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor."
Uma armadilha é feita por alguém que deseja matar alguma coisa. Normalmente, armadilhas foram criadas para capturar pássaros ou animais e Davi sabia disso, então ele usou essa analogia com seus inimigos, mas Deus vai manter todos os que confiam Nele a salvo das armadilhas do caçador e do veneno mortal e Ele nós protege como uma águia protege seu filhote. O simbolismo da fidelidade de Deus como um escudo é totalmente apropriado, principalmente para Davi pois muitos foram os inimigos que procuraram sua morte, especialmente enquanto o Rei Saul ainda estava vivo.
Salmos 91: 5-6
"Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia."
Davi, como um rei guerreiro, experimentou uma grande quantidade de devastação e ele foi uma testemunha ocular de flechas reais que voavam durante o dia e do temor que vem como resultado de toda a morte. Essa "Praga que devasta ao meio-dia" às vezes era dirigida a ele e a Israel, mas mesmo com toda essa morte e destruição ao redor dele, ele disse que "Você não temerá". Nós que confiamos em Cristo temos a mesma segurança que Davi tinha, a destruição é o juízo que virá sobre todos os que rejeitam a Cristo como Senhor e Salvador.
Salmo 91: 7-8
"Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios."
Independentemente de todos os que estão caindo ao nosso redor, nenhum mal se aproximará dos filhos de Deus. Tudo o que faremos é olhar com os nossos olhos e ver o julgamento de Deus em um mundo mau e perverso. Eles também teriam sido poupados se acreditassem em Jesus (João 3: 15), mas a irá de Deus vem sobre todos aqueles que O rejeitam (João 3: 36).
Salmos 91: 9-10
"Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda."
Jesus disse uma vez que se permanecermos com Ele e permanecermos em Sua Palavra, Ele permanecerá conosco (João 15: 1-11), mas para aqueles que se recusam a reconhecer que Jesus é Deus e é a única maneira de ser salvo (Atos 4 : 12) todos os tipos de mal acontecerão. Nenhuma praga, nenhum mal, nenhuma morte jamais alcançará os filhos de Deus, porque eles fizeram de Deus sua morada e se Deus é por nós, quem poderia ser contra nós (Romanos 8:31)?
Salmos 91: 11-13
"Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente."
Jesus disse que não devemos tentar o Senhor em tais assuntos ou colocar Deus à prova (Mateus 4: 7). Estes versos referem-se ao fato de que os anjos são espíritos ministradores enviados para aqueles que são filhos de Deus. Uma vez que eles são espírito, não podemos vê-los, com exceção de Deus ordenando-lhes a aparecer até mesmo aparecer em forma humana quando Ele quer.
Salmo 91: 14-16
"Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;
O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou."
Eu amo esses versículos. Jesus disse que ninguém ou nada pode arrebatar-nos de Suas mãos ou das mãos do Pai (João 10: 28-29) e assim, de fato, Ele nos prende "em amor". Deus nos livrará, nos protegerá , E responde quando clamamos a Ele por ajuda. Podemos suportar mais do sofrimento deste mundo presente, sabendo que Ele opera tudo o que nos acontece para o nosso bem (Romanos 8:28).
Conclusão
Os salmos são um ótimo lugar para encontrar consolo e segurança quando você está sendo golpeado pelo mundo ao seu redor. Não há lugar melhor para buscar segurança e abrigo do que o Livro de Deus, pois nele, não há necessidade de temer nenhum mal que qualquer homem possa fazer.
Adaptado do Artigo de Jack Wellman