Parábolas Bíblicas - Uma lista de Parábolas em Mateus 13


"É por isso que lhes falo em parábolas, porque vendo, não vejam e, ouvindo, não ouvem, nem entendem" (Mateus 13: 11-13) facebook.com/livrodeus


Uma lista de Parábolas em Mateus 13


    As parábolas são grandes lições que podemos aplicar em nossa própria vida. Aqui está uma lista das parábolas de Mateus capítulo 13.



O que é uma parábola e sua finalidade?


    A palavra grega para "parábola" é "parabole" e assemelha-se muito no Antigo Testamento onde a palavra hebraica é "masal". A palavra "parábola" significa literalmente "para lançar" (bole) algo "ao lado" (para) ou "jogar para o lado", para uma parábola é uma comparação de duas ou mais coisas que são expressas para fazer um ensino mais claro ou para revelar o que tem sido escondido. A parábola ensina normalmente um ponto e é usado principalmente para uma comparação de algo familiar com um conceito, ideia ou ensinamento de algo que não pode ser de outra forma compreendido.

Jesus usou parábolas como auxiliares de ensino que pode ser usado como analogias ou uma comparação de algo com um significado celestial. Pelo menos, essa é a maneira que eu gostaria de sugerir que Jesus usou parábolas. Aqui está uma lista das parábolas de Mateus 13 com uma breve sugestão de que Jesus estava tentando dizer aos discípulos e por extensão a tentar dizer aos crentes de hoje.



Estreitando a lista de Parábolas


    Eu tentei contar quantas parábolas, existem na Bíblia e há quase cinquenta ao todo, de modo que é demais para incluir em um artigo assim, por isso eu decidi limitar para as parábolas do Evangelho de Mateus no capítulo 13. Aparentemente Jesus gostava de usar parábolas porque deu aos discípulos, e eles nos dão um grande exemplo de como algo que pode ser esquecido ou pode ser difícil de entender poderia ser mais facilmente entendido com alguma coisa ou algumas coisas que são mais familiares para eles. 

Os exemplos que Jesus usou pode não ser tão familiar para nós como eles eram aos seus discípulos, por isso às vezes temos de olhar para o contexto do ensinamento de Jesus neste capítulo para ver o que ele está tentando ensinar a eles e a nós. Aliás, Jesus usou parábolas para ocultar o significado de seus ensinamentos aos líderes religiosos como Ele disse: 

"A vós foi dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes foi dado. Para a quem tem, mais será dado, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas, porque vendo, não vejam e, ouvindo, não ouvem, nem entendem" (Mateus 13: 11-13)


Aqui está uma lista de seis parábolas do Evangelho de Mateus que estão concentrados no capítulo 13:






Curso completo para Pregadores





A Parábola do Semeador (Mateus 13: 3-9)


    Jesus explicou que um certo semeador semeou sementes e alguns caíram em terreno rochoso e sem raízes, o sol secou e elas morreram. Outro foi semeado em terreno que tinha espinhos que sufocaram a semente. Apenas a semente que foi semeada em solo fértil se enraizou e produziu quantidades diferentes de grãos.

Não há necessidade de explicar esta parábola porque Jesus explicou o significado dizendo:

"Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Isto é o que foi semeado ao longo do caminho. Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, mas permanece por um tempo, e quando a tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas os cuidados do mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Quanto ao que foi semeado em boa terra, este é aquele que ouve a palavra e a entende. Ele dá fruto, e os rendimentos, em um caso, um a cem, outro sessenta, e outro trinta."




A parábola do joio (Mateus 13: 24-30)


    Jesus explica que houve boa semente nos campos, mas enquanto o homem dormia, o inimigo veio e semeou sementes de plantas daninhas no meio do trigo e ambos cresceram juntos, quando os servos do homem disse a ele, e perguntei se poderia arrancá-lo do joio, o Mestre disse: 

"Não, deixe-os crescer juntos e na colheita, eles irão se reunir primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado, mas o trigo serão reunidos em seu celeiro."

    Creio que Jesus está dizendo que hoje há muitos falsos conversos na igreja e que eles serão autorizados a permanecer na igreja, mas o Mestre está vindo, Ele vai separá-los e mandar um pouco para o fogo (acórdão) e outros para o celeiro (o Reino). Trigo e joio são difíceis de distinguir quando eles surgem e, mesmo quando eles estão crescendo, mas a diferença é vista por aquilo que produzem. Trigo produz grãos (frutos), mas as ervas daninhas produzem apenas mais ervas daninhas, bons apenas para a pilha queimadura (Mateus 13: 36-43).




A semente de mostarda e do fermento (Mateus 13: 31-33)


    O reino é visto como um grão de mostarda, entre o menor de todos, mas quando ele é cultivado grande, é grande o suficiente para que os pássaros se aninham nos seus ramos. Tal como o grão de mostarda, o reino dos céus é semelhante ao fermento "se escondeu em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado."

O reino dos céus começou como a menor das sementes no século 1 e hoje ainda está crescendo e, eventualmente, irá abranger todo o universo (Isaías 9). Como o fermento, que continuará a fermentar ou expandir-se para todo o universo também. Eu noto que o fermento é como o grão de mostarda ... ele começa pequeno, mas continua a se expandir. 

O fermento, como o joio no meio do trigo, pode não ser visível a olho nu, mas em vez disso "escondeu em três medidas de farinha", que pode significar que os verdadeiros filhos de Deus não pode ser facilmente percebido pela vista e não serão evidente até que "tudo esteja levedado" ou na vinda do reino.




A parábola do tesouro escondido (Mateus 13:44)


    Nesta parábola, o reino é como um tesouro que foi enterrado e coberto. O homem, em sua alegria, vai, vende tudo o que tem para compra.

"vender tudo o que tinha ao dar a sua vida em resgate por muitos, e que o reino foi escondido até a hora do ministério de Jesus e só trouxe à superfície pelo Mestre que comprou o campo com seu próprio sangue" 





A Parábola da Pérola de Grande Valor (Mateus 13: 45-46)


    O reino se assemelha a um negociante que procura pérolas preciosas e quando ele encontra "a uma pérola de grande valor", ele vende tudo o que Ele tem que para comprá-lo. 

Mais uma vez, é maneira de dizer, que Jesus Ele dá tudo o que tem, incluindo a sua própria vida, para comprar o que está além do que qualquer um poderia comprar por conta própria? 

É este Jesus não também referenciando procura aqueles que se tornaram filhos de Deus, pois sabemos que ninguém busca a Deus (Romanos 3: 11-12), mas Deus nos procura: 

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer" (João 6: 44) 

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus" (Efésios 2: 8)





A parábola da Net (Mateus 13: 47-50)


    Jesus é, obviamente, apontando como o reino dos céus. Aqui Ele compara as redes e as capturas boas e más peixe líquido, e aqueles que não são bons para comer são postos de lado para ser jogado na "fornalha ardente" (acórdão) por santos anjos de Deus, onde "haverá choro e ranger de dentes " (inferno), mas os justos são separados a partir destes, e jogado em recipientes bons (o reino).

Isso também pode estar falando ao fato de que Deus chama os homens a Si mesmo e assim Ele é o único a lançar a rede para capturar as almas dos homens e mulheres (João 15: 16).




Conclusão


    Em Mateus 13, Jesus está falando sobre a semelhança do reino dos céus e da colheita das almas. Muitos que são joio acreditam que eles estão indo para estar na colheita, mas em vez de ouvir de Jesus recebê-los, ele lhes dirá:

 "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia muitos me dirão: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitos milagres em teu nome? 'E então eu lhes direi: 'Nunca vos conheci; afastasse de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mateus 7: 21-23)

    Hoje, Jesus está deixando o joio crescer junto com o trigo, mas algum dia, talvez em breve, ele virá, e separá-los. Um será empacotada até ser lançada no fogo (Apocalipse 20: 11-15), mas os outros serão levados para celeiro do Mestre (Apocalipse 21) e como o fermento e da semente de mostarda, ele vai continuar a crescer e expandir sem fim 

"e o governo estará sobre os seus ombros" (Isaías 9: 6) 

"do aumento do seu governo e da paz não haverá fim" (Isaías 9: 7)



A questão é, você está naquele reino?






Adaptado do Artigo de Jack Wellman

Postagens mais visitadas deste blog

3 Histórias da Bíblia sobre o perdão

7 métodos para ser um "ganhador de almas"

Top 7 Versículos Sobre o Tempo de Deus