TOP 7 Versículos - Versiculos Bíblicos sobre ajudar os pobres


    Servir, ministra, ajudar, todas essas palavras descrevem o que somos chamados a fazer como seguidores de Cristo. Em I Coríntios 12:28, o apóstolo Paulo escreve: "E Deus estabeleceu na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois milagres, depois dons de curar, ajudando, administrando, e vários tipos de línguas." Estes versículos falam sobre ajudar os outros e especialmente aqueles em necessidade. Em outras palavras, todos nós somos chamados a exercer os dons que nos foram dados, e ajudar os pobres é um dos melhores. Portanto, aqui está a minha lista dos top 7 versículos da Bíblia sobre ajudar os pobres.




Provérbios 14:31
 "O que oprime o pobre insulta ao seu Criador; Mas o que se compadece do necessitado o honra."


    Desde o início da criação, Deus foi generoso para todas as pessoas. Ele teve o cuidado com Adão e Eva e cada geração de humanidade desde então. Este versículo afirma claramente que ser generoso com o pobre, Deus o honras. Se for esse o caso, então todos nós somos chamados a fazer exatamente isso. O Rei Salomão, o autor do livro de Provérbios, também afirma que o oposto é verdadeiro. Quem fere ou oprime os pobres, também insulta Deus. Parece bastante evidente que cuidar dos necessitados é muito importante para o Senhor.


Provérbios 22: 9  "O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre." Facebook.com/livrodeus


Provérbios 22:9
 "O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre."


    Todo mundo deseja e reza por bênçãos, e este versículo aqui explica uma maneira que possamos ser abençoados. A maneira descrita neste verso é que devemos partilhar a nossa comida e pão com os pobres. Às vezes pensamos que apenas sendo gentil com aqueles menos afortunados do que nós é o suficiente, mas a Palavra de Deus nos diz aqui que devemos também ser generoso com a nossa comida. Todos nós devemos ser hospitaleiros, convidando outras pessoas em nossas casas, bem como partilha de alimentos com os menos afortunados do que nós.






Curso completo para Pregadores






Provérbios 28:27
 "Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições."


    Dar aos pobres não só irá nos abençoar, mas também irá garantir nossas próprias necessidades. A Palavra de Deus aqui também é clara que, se evitarmos ajudar aqueles em necessidade, então vamos sofrer perda. Obedecer aos mandamentos de Deus sempre trará muitas recompensas para as nossas vidas, mas ignorá-los também irá trazer maldições que vai nos prejudicar.




Provérbios 31:20
 "Abre a sua mão ao pobre e estende as suas mãos ao necessitado."


    Esta passagem no livro de Provérbios é uma bela descrição de uma mulher piedosa que ama o Senhor e sua família, e que é favorecida e bem sucedida em tudo o que ela faz. É muitas vezes referido como o capítulo sobre "a mulher virtuosa" ou "a esposa de caráter nobre." E nos círculos cristãos, esta mulher é definitivamente admirada e exaltada como o de perfeição feminina cristã. Isto é porque ela é trabalhadora, alegre e dedicada a todos os outros.

Ela trabalha diligentemente noite e dia para ajudar a todos ao seu redor. Ela especialmente abençoa os necessitados e os pobres com sua generosidade e preocupação por eles como expresso neste versículo.



Isaías 61: 1
 "O Espírito do Soberano, o Senhor,está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres.  Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros."


    O profeta Isaías estava compartilhando sobre a sua própria vocação para servir a nação judaica neste versículo, mas ele também estava profetizando sobre a vinda do Messias. Parte do que foi chamado para trazer uma boa notícia para os pobres, em outras palavras para ser gentil e compassivo para com eles e ajudá-los conforme necessário.

Este é um daqueles versos poderosos na Bíblia que transcende o tempo e o espaço, porque descreve Isaías em seu dia, mas também descreve Jesus quando ele veio à terra várias centenas de anos mais tarde, e em seguida, ele também se aplica a nós, cristãos de hoje. Então, se Isaías e Jesus foram ungidos para ministrar aos pobres, em seguida, da mesma forma que somos chamados a ministrar a eles também.




Mateus 19:21
 "Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. "


    O jovem rico é frequentemente descrito como a triste história de uma pessoa que poderia ter sido muito abençoados por seguir Jesus, mas que preferiu ficar em casa e manter suas riquezas. Ele disse a Jesus que ele queria segui-lo, mas quando Jesus instruiu-o a vender os seus bens e dar tudo aos pobres, o jovem recusou. 

Embora seja verdade que o jovem ficou de fora em uma incrível oportunidade de andar com o Messias, eu acredito que este versículo também mostra o cuidado e a preocupação de que o Senhor tem para os pobres também. Se partilhar o que temos com os necessitados, em seguida, da mesma forma seremos capazes de caminhar com Jesus e juntar um tesouro no céu.




Gálatas 2:10
 "Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. "


    Eles enfrentaram perseguição quase imediata, mas ainda assim eles mantiveram seus olhos focados em seu Salvador ao seguir a liderança do Espírito Santo. Após a conversão de Paulo, uma enorme polêmica surgiu entre os jovens cristãos sobre se era necessário seguir todas as leis judaicas, a fim de ser salvo. Depois de muita oração e discussão, os apóstolos perceberam que não era necessário ser judeu para a salvação, e assim que disse a Paulo sua conclusão. Ele foi contratado, de lembrar e cuidar dos pobres. Então parece que isso também é muito importante e querido ao coração de Deus.




Conclusão 

    Amar e servir a Deus é e deve ser sinônimo de ajudar os pobres. Foi certamente em seu coração, como ele incorporou muitos versículos em sua palavra escrita, sobre esse tema. Ele também sabe que somos abençoados quando colocamos os outros antes de nós mesmos. Ajudar os outros especialmente os pobres e necessitados, é um dom e uma vocação que não podemos fugir como cristãos. Então, vamos sair e ajudar os nossos vizinhos e nossos amigos em necessidade. 

Postagens mais visitadas deste blog

3 Histórias da Bíblia sobre o perdão

7 métodos para ser um "ganhador de almas"

Top 7 Versículos Sobre o Tempo de Deus