Estudos Bíblicos - Como interpreta e entender a Bíblia


"Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido." (Neemias 8: 8) facebook.com/livrodeus

Introdução 

    A Bíblia é um livro inspirador. No entanto, não queremos apenas para admirá-la; precisamos entende-la. Na verdade, a maioria das pessoas que têm uma opinião sobre a Bíblia, positiva ou negativa, não entendem realmente o que ela diz. Tal entendimento é crucial, porque a Bíblia é a Palavra de Deus, um fato que vai se torna especialmente aparente quando você estudá-la. Por isso, precisamos saber como estudar a Bíblia. 

Portanto separei varias dicas que vai lhe ajudar a interpreta e entender os textos bíblicos.






Curso completo para Pregadores





Lendo a Bíblia

    O estudo bíblico começa com a leitura. No entanto, francamente, um monte de pessoas nunca chegaram a esse ponto. As pessoas podem até ler livros sobre a Bíblia ou materiais devocionais vagamente baseados na bíblia, mas eles não leram a Bíblia em si. Livros e revistas que completem a sua leitura da Bíblia são bons, quando vem para somar, complementar, mas não há nenhum substituto para a leitura da Bíblia.


O Antigo Testamento

    Eu recomendo, que as pessoas devam tentar ler o Antigo Testamento, uma vez por ano. Há trinta e nove livros do Antigo Testamento, e se você ler cerca de vinte minutos por dia, você deve ser capaz de terminá-lo em um ano.

O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, uma língua relativamente simples de entender. Ele não tem as nuances do grego, a língua do Novo Testamento. Não é uma linguagem teórica ou filosófica com um monte de abstração. Ele é muito concreto.

O Antigo Testamento é basicamente uma narrativa histórica intercaladas com leis bíblicas, poesia e profecias. Eu sugiro que você leia de Gênesis direto para Malaquias, indicando em sua margem com um lápis as passagens que você não entende. Se você fizer isso, você vai encontrar uma coisa interessante: Conforme o tempo passa você estará apagando muitas das suas marcações, porque, como você ler e reler as Escrituras, você terá uma perspectiva mais ampla que irá responder a algumas das perguntas que você tinha . (O que você não pode responder em sua leitura, você pode estudar mais tarde, com um comentário ou outra fonte que irá fornecer o sentido.)

Uma possível causa de confusão na leitura do Antigo Testamento é que nem sempre está em ordem cronológica. O importante é estar lendo através do Velho Testamento em uma base regular. Você vai se surpreender com o que você aprende, pois, como diz o Novo Testamento, "Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança." (Romanos 15: 4).


O Novo Testamento

    O Novo Testamento incorpora e engole tudo o que estava no Velho Testamento. Ele resume o conteúdo do Velho Testamento, e nos conduz à plenitude da revelação de Deus para a humanidade. Portanto, você deve gastar mais tempo estudando o Novo Testamento, porque ele explica o Antigo Testamento. Além disso, ele foi escrito em grego, uma língua particularmente complexa que enfatiza conceitos abstratos e tons sutis de significado. Por isso, estudar o Novo Testamento exige maior diligência.

Eu decidi ler 1 João todos os dias durante 30 dias. Isso é um bom lugar para você começar também. O primeiro dia o início do mês simplesmente leia todos os cinco capítulos de 1 João. Irá demorar apenas vinte a trinta minutos. 

Eu li através da passagem, vou estudando uma, duas, três vezes até que ela encha a minha mente. Sugiro que, enquanto você lê, você anote os temas principais de cada capítulo em um cartão de três por cinco. A cada dia, enquanto você lê o livro, olhar para o cartão e ler através de sua lista. Em breve você vai saber de cor os pontos principais de cada capítulo.

Quando você terminar de ler I João, vá para um grande livro do Novo Testamento, o Evangelho de João é uma boa escolha, uma vez que você já tenha se familiarizado com o apóstolo João e seu estilo de escrita. Divida os capítulos vinte e um em três seções, lendo os primeiros sete para 30 dias, o segundo de sete para 30 dias, e a terceira de sete para 30 dias. No final desses 90 dias você terá dominado o conteúdo do evangelho de João. E o tempo todo se manter observando os grandes temas, em três por cinco cartões e a leitura em linha reta através do Antigo Testamento.

Depois de terminar o evangelho de João, você pode querer voltar para a leitura de um livro curto,  Filipenses, e depois ir para Mateus, então a Colossenses, em seguida, a Atos. Alternando sua leitura como que por trinta dias, em um momento você vai completar todo o Novo Testamento, em cerca de dois anos e meio. Dessa forma você não vai esquecer o que você leu, e você não será dependente de uma concordância, porque você vai saber onde encontrar o que você está procurando. A escritura vai ficar com você para a vida se você continuar esta prática de refrescar a sua mente com o texto.

Ao utilizar este método de repetição de leitura, eu recomendo que você fique com a mesma versão e a mesma Bíblia. Dessa forma, você irá visualizar a formulação exata e localização de uma passagem. No entanto, de vez em quando, é bom ler o texto de uma outra versão para obter uma nova perspectiva. 

Ao ler a Bíblia repetidamente, você vai perceber que a sua compreensão aumentou drasticamente. Isso porque a Bíblia explica a Bíblia. Deus não escrevê para  tropeçar-nos; Ele quer que nós entendemos. No entanto, invariavelmente, você vai ouvir as pessoas dizer coisas como: "Faça o que fizer, não leia o livro do Apocalipse;. É tão confuso" No entanto, o primeiro capítulo do Apocalipse diz: "Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo." (Apocalipse 1: 3). Obviamente, Deus quer que entendamos. Mas você nunca vai entender completamente Apocalipse, a menos que você tenha lido através de Daniel, Isaías e Ezequiel. Tudo começa a ter sentido quando você ler a Palavra de Deus na sua totalidade.


Interpretar a Bíblia

    Depois de ler a Bíblia e saber o que diz, o próximo passo é descobrir o que significa. Somente quando você interpreta corretamente uma passagem bíblica que você pode aplicá-la à sua vida e trazer glória a Deus.

Neemias 8 nos mostra a ciência da interpretação: 

"E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.

E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.

E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei." (Neemias 8: 1-3)

Ler a Bíblia é onde começa a compreensão. O versículo 4 continua:

"E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.

E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.

E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra." (Neemias 8: 4-6)

As pessoas responderam à leitura das Escrituras pela adoração ao Senhor. O versículo 8 é a chave: 
"Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido." (Neemias 8: 8)

Isso é o que está envolvido na interpretação do texto.

Em 1 Timóteo 4: 13 Paulo diz que:
"Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino." 

Isso é o que "maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15) é tudo. Qualquer outra coisa que leva a erros de interpretação, e má interpretação é a mãe de todos os tipos de mania. Por exemplo, algumas pessoas estão ensinando que, desde os patriarcas praticavam a poligamia, assim devemos. Outros dizem que as mulheres devem sofrer durante o parto como um castigo divino e não usar anestesia. Tais interpretações erradas surgem quando alguém não entende o que a Bíblia realmente está dizendo ou a situação específica envolvida.


Coisas a evitar

    Não faça um ponto com o custo de interpretação adequada. Em outras palavras, não fazer a Bíblia dizer o que você quer dizer. Isso é como um pregador que proclamava que as mulheres não devem usar o cabelo em cima de suas cabeças. Seu texto era  supostamente a partir de Mateus 24: 17, que diz: 

    "Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma." 

Obviamente isso não tem nada haver com oque o pregador quis dizer. Não tente encontrar versículos para apoiar uma ideia preconcebida. Eu sei que se eu tentar fazer um sermão, eu acabo forçando a Bíblia para caber no meu sermão. Mas se eu tentar compreender uma passagem, uma mensagem irá fluir para o meu entendimento. 

Em 2 Coríntios 2: 17, Paulo diz:
"Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando a algum lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus."

A palavra grega traduzida por "tráfico" é kapeleuo, que se refere à venda de algo enganosamente no mercado, algo que não era o que dizia ser. Você não deve forçar a Bíblia para ilustrar suas noções preconcebidas. Tenha cuidado para não interpretar a Bíblia ao custo de seu verdadeiro significado.

    Evite estudo bíblico superficial. Infelizmente, alguns estudos bíblicos consistem em nada mais do que dizer a pessoa, "Eu acho que esse versículo significa que..." ou "O que esse versículo significa para você?" Basicamente isso é uma mistura de ignorância, um monte de pessoas sentadas em torno de dizer o que eles não sabem sobre o versículo. Para se ter um estudo bíblico bem sucedido, alguém tem que estudar a passagem com antecedência para descobrir o que realmente significa. Só então você pode discuti-lo e aplicá-lo de forma inteligente. Interpretação requer trabalho. Não tome o caminho mais fácil e não acredite no que todo mundo diz. Confira os fatos por si mesmo. Não assuma muitas interpretações de uma passagem bíblica. Pode haver muitas aplicações, mas existe apenas uma interpretação verdadeira. A Palavra de Deus é precisa. Não é ambígua. Deus nos deu a capacidade de descobrir o seu significado.

Infelizmente muitas pessoas tendem a fazer isso com o Antigo Testamento. Elas transformam em um conto de fadas com todos os tipos de significados ocultos de qualquer outra coisa, mas o que o texto diz é claro. Não espiritualizar a Bíblia. Ela merece mais respeito.


Passos a seguir

    Seja literal. Procure compreender as Escrituras em seu sentido literal, normal e natural. Apesar do simbolismo e figuras de linguagem aparecerem na Bíblia, eles vão ser óbvio a partir do contexto. Quando você estuda passagens apocalípticas em Zacarias, Daniel, Ezequiel, Isaías e Apocalipse, você vai ler sobre bestas e imagens. Esses são símbolos, mas transmitem a verdade literal. Interprete a Bíblia em seu sentido normal e natural. Caso contrário, você está tomando uma, anormal, interpretação absurda antinatural. 

Conhecer o contexto. A Bíblia deve ser estudada em seu contexto histórico. O que significou a quem foi falado ou escrito? Você também deve estudar seu contexto literário. Como é que a passagem ou verso que você está estudando se relacionam com o texto ao redor? Tem sido bem dito que um texto além de contexto é um pretexto.

Analisar a estrutura da frase. Na escola, aprendemos a diagramar uma sentença, identificar os verbos, substantivos, preposições, e outras partes do discurso para descobrir o que ele está dizendo. Você tem que analisar a gramática com cuidado para compreender e apreciar inteiramente o significado do texto.

Compare sua interpretação com a totalidade da Escritura. O que significa que toda a Escritura se encaixa. Uma parte da Bíblia não ensina algo que contradiz outra parte. 

Procure por princípios e aplique. Releia o texto e descubra os princípios espirituais há quer se aplicam a você e seus companheiros crentes em Cristo. Você pode fazer isso apenas depois de ter interpretado literalmente a  passagem, analise a estrutura e contexto, e compare a sua interpretação com a totalidade da Escritura.


Meditando sobre a Bíblia

Não tenha pressa quando você estudar a Palavra de Deus. Deuteronômio 6: 6-7 diz: 

"Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar."

    Em outras palavras, a Palavra de Deus deveria ocupar sua mente o tempo todo. E se você estiver constantemente lendo através do Velho Testamento, e se você estiver lendo os livros do Novo Testamento trinta vezes, isso é exatamente o que vai acontecer!

A meditação é o processo que molda as partes individuais em uma compreensão da verdade bíblica. É outra palavra para o profundo, pensamento e reflexão. Meditação  no sentido bíblico da palavra, é um processo contemplativo, inteligente, onde a meditação tenta soltar os processos de pensamento.

Salmo 1: 1-2 diz: 
"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite."


    Devemos meditar repetidamente e refletir sobre as Escrituras.


Ensinar a Bíblia

    Eu descobri que a melhor maneira de reter alguma coisa é ter alguém para ensinar. Isso porque a única maneira que você pode efetivamente explicar um assunto é se você entender completamente o mesmo. Como professor, você é forçado a dominar o assunto. Encontre alguém com um desejo de aprender e que sabe menos que você. Dessa forma, você vai alimentar o seu próprio coração. Eu acredito que a motivação para estudar as Escrituras vem em grande parte de sua responsabilidade. Se eu não tivesse alguém para ensinar, eu não poderia produzir.

"O conhecimento torna arrogante, mas o amor edifica" (1 Coríntios 8: 1) facebook.com/livrodeus

Conclusão

    Agora você aprendeu alguns passos práticos para leitura, interpretação e meditação, e a ensinar as Escrituras. Mas quando você começar a pensar que sabe tudo, lembre-se:

 "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus." (Deuteronômio 29: 29) 

Nós só podemos arranhar a superfície da mente infinita de Deus, mas mesmo isso é um exercício digno, porque Ele nos deu a Sua Palavra para que pudéssemos conhecê-lo. Nosso objetivo em aprender a Palavra de Deus não é ter conhecimento para nosso próprio bem. Como Paulo disse: 
"O conhecimento torna arrogante, mas o amor edifica" (1 Coríntios 8: 1)

Nosso objetivo é conhecer a Deus e conhecer a Deus é aprender a humildade.

Mas se mesmo depois dessas dicas você não consegui, aprender a interpretar, não se sinta mal, afinal somos humanos, não somos perfeitos, e a bíblia por ser a escritura de Deus um ser perfeito, acaba sendo difícil para nossa compreensão, portanto não desista, refaça os caminhos até acha onde você estava errando. 

Minha ultima dica para você, é um livro digital(e-book) que vai lhe ensina esses e outros métodos para você interpreta e entender a Bíblia, adquira já o seu e tenha acesso a uma plataforma onde você vai tirar todas as suas duvidas, e terá o acompanhamento adequado para sua dificuldade de interpreta os textos Bíblicos. 






Boa sorte! Que Deus ilumine sua leitura e traga a compreensão que você necessita!

Postagens mais visitadas deste blog

3 Histórias da Bíblia sobre o perdão

7 métodos para ser um "ganhador de almas"

Top 7 Versículos Sobre o Tempo de Deus